30.12.08

Tosa e outros cuidados

Ao longo do crescimento do Boomer, deixamos seu pelo crescer quase que livremente. Fazíamos nós mesmos a tosa higiênica - remoção de pelos em torno do anus, na barriga próximo ao pênis, embaixo das patas, evitando escorregões e o que crescia entrando dentro dos olhos - como a veterinária ensinou. Eu ainda tentei dar uma aparada algumas vezes, pra "diminuir" um pouco. Até completar 9 meses, nunca havia sido efetivamente tosado. A gente acha ele lindo todo peludão, parece um bicho de pelúcia mesmo. Mas aconteceu que o pelo já estava ficando muito desgrenhado, o aspecto não era mais saudável. Estava cada vez mais difícil mantê-lo limpo e sem nós. Acabamos levando pra tosar, e deixaram ele pelado, pelado. Muito feio. Irreconhecível. Ele ficou deprimido uns 2 dias depois dessa tosa. Cheguei à conclusão que os guias e sites americanos estavam certos: mesmo que você não queira manter a tosa da raça, é apropriado tosar os pelos a cada 6 meses, proporcionando sua renovação.
Boomer lindinho, peludão (tentei achar, mas não tenho fotos de como ele chegou a ficar desgrenhado):


Boomer pelado depois da primeira tosa, desastrosa:


Depois de ter que pelar o bichinho, comecei a levar muito mais a sério a escovação, que agora tento (e quase sempre consigo) fazer dia sim, dia não. A maior dificuldade em relação à limpeza e desembaraço dos pelos é quando vamos a Mauá, e ele rola na lama, entra no mato, essas coisas. Volta pra casa carregando tudo e mais um pouco nos pelos. Faz parte, né?

2 meses depois dessa 1a tosa (desastrosa), o pelo já tinha crescido o suficiente pra receber o corte da raça, e eu resolvi fazer, por curiosidade mesmo. A 1a tosa da raça dele! Ficou lindinho, mas as opiniões foram divididas. O Rapha, por exemplo, ODIOU. Bom, agora está definitivamente com cara de schnauzer, a saia (que eu não gosto muito e acho pouco higiênica) está bem curtinha e muito bonita. Continuam perguntando se ele é "mistura com schnauzer", mas agora é só porque as pessoas desconhecem a existência do tamanho "standard". Fica decidido assim: a gente deixa crescer bastante o pelo, e quando já tiver passando dos limites a gente faz a tosa da raça e espera crescer de novo. Assim a gente garante pelos saudáveis, sem mantê-lo com a tosa da raça o tempo todo (que eu também acho desnecessário).
Primeira tosa da raça, ficou fofo:

A gente deixa ele ficar desse jeito aí antes de tosar, é o limite (quase 3 meses entre uma tosa e outra):

Alguns efeitos negativos dessa tosa: apesar de o tosador ter sido super carinhoso e cuidadoso, ele tirou (puxou, arrancou) uns tufos de pelo cheios de cera, que crescem dentro do ouvido dele. Mostrou pra gente, e disse que aquilo deveria sempre ser removido por questões de higiene. Resultado: 10 dias depois constatamos uma otite no Boomer, que de acordo com a veterinária deve ter sido causada justamente pela remoção desses pelos, que servem de proteção aos ouvidos dos animais. Ela disse que só recomenda a remoção deles caso o cão já esteja com otite, para facilitar o tratamento e atuação da medicação. Fiquei chateada, porque sempre mantivemos os ouvidos dele limpos com Epiotic, que dilui a cera e protege. Ele odeia o procedimento, mas a gente faz mesmo assim e até hoje ele nunca teve problemas. Agora temos mais uma recomendação pra pet shop, além de "não usar NENHUM tipo de perfume, mesmo que seja canino", e "shampoo NEUTRO pra filhotes".

Por essas e outras que a vet recomendou que enquanto o Boomer fosse filhote era melhor dar banho nele em casa, onde a gente poderia controlar que não entrasse água nos ouvidos, não usassem sedativos, não maltratassem e utilizassem sempre produtos SEM CHEIRO (já que qualquer tipo de cheirinho pode provocar otites, alergias de pele e conjuntivites - que ele já teve!). Dada a dificuldade de explicar na pet shop todos os cuidados que eu quero que tomem com ele, prefiro dar banho em casa mesmo (a não ser em caso de tosa). No começo a gente dava no tanque, mas depois que ele cresceu e foi ficando mais forte isso virou missão impossível. Agora o banho é morninho no meu chuveiro. Uso shampoo Granado Filhotes (mas a vet disse que qualquer shampoo canino com cheiro de NADA serve). Temos em casa também um cortador de unhas e limpamos os ouvidos.

Agora o bichinho está incomodado, sacudindo a cabeça sem parar e produzindo muita cera marrom escura. A hora de limpar os ouvidos e aplicar o remédio é uma verdadeira tortura, mas tem que ser feito. O chato é ele ficar ressabiado toda vez que a gente se aproxima, com medo do incômodo do tratamento...

Nenhum comentário: