23.12.08

Truques

Já comentei aqui sobre as dificuldades pra ensinar o Boomer a fazer xixi no lugar certo. Na época comprei o livro "Adestramento Inteligente", do Alexandre Rossi, e li várias fontes na internet sobre comportamento canino. Consegui inclusive ensinar algumas coisas pro Boomer, e remover alguns comportamentos indesejáveis. A coisa mais óbvia que consegui foi ensiná-lo a fazer xixi no jornal, mas já comentei aqui que acho que o tempo e amadurecimento dele tiveram grande contribuição nessa questão. Antes de ele aprender isso, ensinei a sentar sob comando. E ele aprendeu direitinho, e começou a AMAR as "sessões de treino", porque ganhava muitos petiscos. :)

Outra coisa que me esforcei muito foi pra ele gostar de andar de carro. Conheço alguns cães que têm problemas com isso, e não queria que acontecesse com ele, ainda mais que temos casa na serra e são 3horas de viagem. Li que o melhor era acostumá-lo desde bebê, levando pra lugares legais de carro, e não só pro veterinário (que é o que a maioria dos donos faz). Assim fizemos: antes de ele ter todas as vacinas, a gente já levava ele pra passear de carro, olhar a janela, ir à casa de algum amigo que gostasse de cachorro, essas coisas. Funcionou. Ele ADORA andar de carro, e associa o carro a coisas boas. Não reclama das 3horas de viagem e nunca enjoou. Se a gente abre a porta do carro (às vezes é só pra pegar alguma coisa que ficou por lá), ele pula dentro.

Quando ele começou a sair na rua, tivemos um pequeno problema: ele começou a latir muito. Escandalosamente. Sempre que via outro cachorro, começava a gritaria. Nunca com agressividade, o objetivo dele era brincar mesmo, mas incomodava e muito. Tenho orgulho de dizer que resolvi esse problema sozinha, retirando a recompensa do latido (ou seja: impedindo ele de se aproximar de qualquer cão enquanto estivesse latindo). Ele começava a gritar, eu dava meia volta com ele e seguia na direção oposta, me afastando do cão que ele tivesse visto. Ele começou a não latir algumas vezes, e aí eu reforcei esse comportamento. Ou seja, sempre que ele não latisse, ganhava o direito de se aproximar do outro cachorro e ainda ganhava um petisco. Em uma semana de trabalho diário ele já tinha reduzido drasticamente os latidos. Em casa também quase não late. Normalmente é UM latido se alguém tocar a campainha, e latidos repetidos se ver alguma coisa estranha (como o dia em que tinha uma pessoa na laje do prédio, e eu moro no último andar). Também late se excitarmos ele além da conta, com brincadeiras que ele considera irritantes (e a gente faz de propósito). E olha que schnauzer tem fama de latidor...

A partir daí, começamos a ter problemas na rua por causa do tamanho dele, que cresceu e conseguia arrastar a gente pela rua. Nessa época ele tinha 7 meses, e conheci um adestrador na rua. Ele estava treinando um filhotinho de beagle, e me chamou atenção o carinho co que tratava o cãozinho. Peguei o telefone, marquei uma visita lá em casa. Gostamos tanto que ele cuida do Boomer até hoje. O nome dele é Otávio. Ensinou o Boomer o "fica", o "deita", (nessa época eu já tiha ensinado a dar a pata), e o "aqui" (que envolve andar direito na rua). Fomos evoluindo de guia curta, para guia de 10 metros e sem guia (a guia fica no pescoço e a gente pisa nela se precisar, mas ele se sente solto). Evoluímos também de lugares desertos pra lugarem extremamente movimentados e cheios de distração. O Boomer adora o treino e o treinador. Com ele Boomer também aprendeu o "alto".

Depois disso ensinei ele a dar a pata certa pra mão certa, a fazer "high five" (que a gente chama de "toca aqui") e a farejar duas mãos fechadas pra descobrir em qual está o petisco. Esperamos continuar sempre evoluindo, e estimulando a mente do nosso cãozinho. Ao contrário do que muitos dizem, o adestramento não "poda a liberdade" do animal, muito pelo contrário. Ele continua sendo um cão alegre e gosta de "falar" com os outros na rua, mas entende que precisa obedecer quando eu dou algum comando. Se comporta bem em qualquer lugar, e por isso pode acompanhar a gente em muito mais situações. Ele adora treinar, e se sente super estimulado. Depois conto da nova modalidade do treino dele: o agility!

Boomer, ALTO:

Boomer, TOCA AQUI:

Boomer, A PATA:


Boomer, SENTA e SORRI PRA CÂMERA (brincadeirinha...):


2 comentários:

Huddolf disse...

muito bacana essa parte de treinamento pra ajudar na educação e socialização.

Lúcia disse...

Mamis está bem interessada em educação canina, migo!
Acho que um dia ela ainda vai trabalhar com isso.