8.5.09

Paws 4 People

Há algum tempo me deparei com uma notícia sobre gêmeos siameses e resolvi pesquisar o assunto. Encontrei o site sobre a família americana Buckles, http://www.freewebs.com/bucklesfamily/ cujas filhas mais novas nasceram unidas pelo tórax. Ela passaram por uma cirurgia de separação quando ainda eram bebês, e sobreviveram. Porém, uma delas ficou com seqüelas e vive numa cadeira de rodas, entre outras complicações relacionadas a um problema ocorrido durante a cirurgia que não sei explicar muito bem qual foi. Apesar disso, seu desenvolvimento é o normal de uma criança de 4 anos que vive em cadeira de rodas. Ela brinca, ri, faz MUTIA fisioterapia, adora as irmãs e em alguns momentos pergunta pra mãe dela se algum dia ela vai poder andar.

Resumindo, a família é um amor e um exemplo de otimismo e perseverança e eu passei a acompanhar o site redigido pela mãe com muito carinho, que conta o dia-a-dia dessas meninas, incluindo intervenções cirúrgicas, complicações pulmonares e muita história bonitinha de criança.

O que isso tem a ver com esse blog? Bom, é que a Erin (a menina que ficou com as seqüelas) terá a honra de dentro de alguns meses receber um cão de serviço! Pois é, eu conhecia cão-guia de cego, cão de resgate dos bombeiros, cão de guarda. O que eu descobri foi um programa maravilhoso chamado paws for people que treina cães para pessoas com qualquer tipo de necessidade especial. Assim, o SOLOMON - um labrador adolescente preto lindo que está sendo treinado pra ela - está aprendendo a se comportar e se controlar em todo tipo de situação, como qualquer cão de trabalho (ele já visitou escolas, pet shops, supermercados, parques, e cada vez vai a um lugar novo). Mas além disso, ele está aprendendo a obedecer a sussurros (Erin é tímida e fala muito baixo em público), a desamarrar, tirar e guardar os tênis, a colocar e tirar meias, a abrir e fechar portas, a buscar todo tipo de coisa, a acender e apagar luzes, entre outras coisas. Fiquei apaixonada pela idéia, e assim que a treinadora dele disponibilizou um blog (http://paws4people.blogspot.com - coloquei um link na lista) passei a acompanhá-lo avidamente, esperando notícias do seu treinamento e torcendo para que esaa menininha possa receber logo seu companheirão.

O mais fofo é a descrição do processo de escolha de um cachorro pra uma pessoa, onde a criança conhece vários cães, e a treinadora diz que sempre existe um sinal claro de qual será a dupla perfeita pra ela. Espero que se emocionem assim como eu...

Nenhum comentário: