8.6.09

Biblioteca Canina

Desde que o Boomer chegou venho colecionando livros relacionados ao mundo canino. São livros sobre comportamento, culinária, adestramento, ou só pra eu me divertir. Todos os de língua inglesa eu compro pela Amazon. Sei que algumas livrarias nacionais - como a Saraiva - importam livros e têm uma boa variedade, mas pela minha experiência sai mais barato comprar direto de lá e pagar o frete que comprar por aqui um livro importado. A não ser que seja uma edição nacional, traduzida.

Os livros que eu tenho são os seguintes, em ordem de aquisição:
Foi minha primeira aquisição sobre adestramento e comportamento canino, comprei numa livraria perto de casa quando estava tendo dificuldades para ensinar o Boomer a fazer xixi no lugar certo. A dica dele pra esse caso era não brigar com o cão para não dar atenção pra ele por um comportamento errado. Com o Boomer não funcionou, como a veterinária já tinha me alertado. Mas foi muito bom ter lido, o livro tem muitas dicas valiosas sobre como educar um filhote. Foi um ótimo primeiro livro sobre o assunto. Bem básico, por isso eu não recomendaria para os iniciados no assunto.


Complete Dog Care Manual (Aspca) - Bruce Fogle

O adestrador do Boomer tinha me recomendado esse autor, e eu tinha visto a versão capa dura - importada e muito cara - desse livro na Saraiva e gostado. Quando eu me deparei com a versão paperback dele na Amazon por US$11, não resisti. O livro é muito bom. Tem alguns capítulos básicos sobre como escolher um filhote e dicas de adestramento bem no nível do livro do Alexandre Rossi, mas tem um compilado grande sobre cuidados básicos/doenças/sintomas/primeiros socorros. Já me ajudou a comunicar com clareza a otite do Boomer por telefone pra veterinária, dizendo o que ela precisava ouvir (cor da secreção do ouvido, por exemplo). O livro te diz quando você tem que correr pro pronto-socorro no meio da noite, e quando você pode esperar até o dia seguinte. Espero não precisar dele com muita freqüência, mas espero também estar com ele por perto sempre que precisar.

Outro autor recomendado pelo adestrador do Boomer. Já escrevi a resenha dele aqui, e simplesmente AMEI ter lido esse livro. Muito útil na compreensão do comportamento dos cães, e muito divertido e fácil de ler.
Compraria outros livros do autor, mas os que vi até agora me pareceram todos muito parecidos, sem diferenciação no enfoque. Talvez seja só impressão.

Esse livro de receitas foi escrito por uma chef, uma veterinária e uma nutricionista canina. Dá várias dicas interessantes sobre nutrição canina e o valor de diversos alimentos para os cães (alguns são bons para a digestão, outros afastam as moscas e mosquitos, etc). Também há dicas sobre os alimentos proibidos. As receitas parecem legais, e já selecionei algumas mas não preparei nenhuma. O livro é bem bonitinho, tem várias ilustrações, e o formato capa dura/espiral conta muitos pontos pra mim num livro de receita - acho prático. Tem receitas tanto de petiscos como de refeições, e eu pessoalmente gostaria mais se tivesse receitas só de petiscos (bom, eu sabia o que estava comprando quando encomendei, então não é exatamente uma crítica negativa). O único contra que eu vejo nesse e em outros livros americanos de receitas (caninas ou humanas) é que alguns ingredientes que são baratos e comuns lá são caríssimos e difíceis de encontrar por aqui, então pra preparar essas receitas é bom usar um pouquinho a imaginação e fazer substituições por ingredientes de textura similar.
Mais um livro de receitas, esse contendo só petiscos orgânicos. Carrega a marca de uma padaria canina orgânica e chiquérrima, a Bubba Rose Biscuit Company. O livro é bonito e elegante, mas não tão colorido quanto o outro. Ainda não fiz nenhuma receita dele, mas até agora acho que foi uma boa compra.
Feisty Fido: Help for the Leash-Aggressive Dog - Patricia B. McConell, Karen B. London
Esse foi o primeiro livro que chegou da minha encomenda mais recente na Amazon. A crítica do livro já escrevi aqui. Gostei muito, é prático, realista e direto. Pretendo comprar outros livros das autoras, que já estão na minha wishlist da Amazon. Elas têm livros sobre comportamento canino em geral, e também sobre assuntos bem específicos como esse.
Livros que ainda não chegaram, mas já estão devidamente encomendados na Amazon:
How to Raise a Jewish Dog - Rabbis of Boca Raton Theological Seminary
O livro é pra ser uma piada do começo ao fim, sobre os costumes e tradições judaicas e como aplicá-las à educação do cachorro. Li alguns trechos, e me pareceu bem legal. Just 4 fun.
Já estou namorando essa coleção de 3 livros há muito tempo na Amazon, mas vinha resistindo por ser bem caro. Finalmente na minha última encomenda eu comprei o primeiro da série. São livros "mais sérios" sobre comportamento animal, utilizados em curso de veterinária. Estou com vontade de me aprofundar teoricamente no assunto e acho que esse é o caminho. O livro faz uma revisão sobre toda a bibliografia e evolução das teorias sobre comportamento e treinamento canino. Os outros dois livros da série tratam do diagnóstico e procedimentos para tratamento de problemas comportamentais.
Eu espero desse livro justamente o que o título sugere: truques fofos pra ensinar pro Boomer e me aproximar cada vez mais dele, aproveitando a oportunidade pra oferecer estímulo mental e novos desafios.
Depois eu vou postando os truques que a gente trabalhar!
Deixem também suas dicas literárias!

Um comentário:

Unknown disse...

minha dica literária vc já conhece né? os livros do Cesar Millan! como ele torna simples a ligação do cão com seu dono! sou fã número 1!!