17.6.09

Biscoitinhos de Frango


Já deve ter mais de um mês que fiz essa receita, mas deu uma preguiiiiiça de postar =P
Bom, a receita eu tirei do blog do Ozzy e fiz algumas adaptações, mais pra usar o que eu tinha em casa mesmo. A Vivi (mãe do Ozzy) pegou a receita do http://petcomidinhas.zip.net/.
Fica uma delícia (de acordo com o Boomer e os meus outros provadores oficiais), e BEM crocante, tipo os grãos de ração ou os biscoitos caninos tradicionais - pra eles é bom... Cuidado, pois quando o biscoiti está assando a casa fica dominada por um cheiro de nugget absurdo! Dá uma vontade...
Me sinto super feliz quando ofereço petiscos sabendo tudo o que tem dentro! =)
Bom, vamos à receita:
-2 xic. de farinha de trigo integral (confesso que fiquei com preguiça de sair pra comprar e usei a comum mesmo)
- 1 xíc. de germe de trigo (usei aveia em flocos da Quaker, que já estava aberta lá em casa)
- 1 ovo
- 1 xícara de frango desfiado (eu usei peito de frango Korin - sem hormônios - fervido com a pele e sem tempero nenhum; depois descartei a pele)
- 1/2 xícara do caldo do frango (o caldo que ficou do cozimento do peito)
- 1/2 xícara de óleo (devia ter seguido a dica da Vivi e usado 1/4 de xícara - achei que ficou um pouco oleoso demais; eu uso óleo de Girassol e guardo sempre na geladeira pra não criar ranço)

Cozinhe um peito de frango com a pele (a pele é pro caldo ficar mais gostoso, depois joguei a pele fora porque não é a coisa mais saudável do mundo, né?) com água, desfie grossamente. Eu deixo secar bem a água pro caldo ficar mais concentrado. Coloque o frango e 1/2 xícara do caldo no liquidificador e bata, até virar uma pasta. Misture a pasta de frango junto dos ingredientes secos (farinha, aveia) e adicione aos poucos os outros ingredientes (ovo, óleo). Misture com as mãos, até virar uma massa homogênea. Polvilhe farinha integral na mesa, estique a massa com o rolo de macarrão e use um cortador de biscoito em forma de "osso" (bom, isso é o que diz a receita).
Como eu não tinha cortador em forma de osso (agora tenho, yeah) e tentei cortar em forma de estrela só que é duro pra caramba cortar os biscoitos com o cortador, devido a fibra do frango (a Vivi já tinha avisado). Ao contrário dela, eu desisti rapidamente desse procedimento, fiz bolinhas com a massa e achatei com um garfo. Eles ficaram lindinhos.

Leve para assar em forno médio (não untei, mas pelo tanto de óleo eles ficaram soltinhos da forma), até os biscoitos dourarem!!

Depois de frios, eles ficam crocantes!!! Pra ficarem crocantes.. é bom deixar dentro do forno quente(desligado)... por uns 10min!! Segui à risca essa dica da Vivi e não me arrependi. Crocantésimas, todas as fornadas!
O difícil é esperar esfriar pra oferecer pro dog... dá uma vontade de saber se agradou!
Rendimento:A Vivi disse que deu 40 biscoitos em formato de osso, o meu deu uns 60. Eu sempre distribuo pra amigos que tenham cães em casa, porque tenho pena de ver biscoitinho indo pro lixo e também não vou entupir o Boomer de biscoito, né?
Recomenda-se guardar os petiscos sempre em recipiente bem fechado, a duração média deles é de 2 semanas. Quando estiver ruim, você vai perceber - eles ficam com aquele esverdeado do pão de forma quando mofa. Eca!

Um comentário:

Ana disse...

mas é muito ídishe mame!