7.6.09

Boomer e o carro

Quando a gente estava se preparando pra trazer o Boomer pra casa, comecei a me preocupar quando ouvia casos de cães que odeiam andar de carro, passam mal ou simplesmente ficam estressados. Isso porque temos uma casa na serra e viagens de carro seriam uma constante na vida dele. Logo comecei a pesquisar se haveria alguma maneira de acostumá-lo com o carro pra evitar esse tipo de problema.

Seguindo as dicas que eu encontrei na internet, comecei a levar o Boomer pra passear de carro cedo, fazendo passeios curtos e indo sempre a lugares agradáveis. Ele ainda era bebê, não tinha tomado todas as doses das vacinas, e portanto não podia passear na rua. Mas colocávamos ele no carro e saíamos pra passear. Ele olhava a paisagem, e normalmente ia pra casa de alguém que gostasse de cachorros ou que tivesse algum cachorro manso e vacinado. No início, o Rapha ia dirigindo e ele ia no meu colo, pra garantir a estabilidade. Pelo que eu tinha lido, uma das grandes causas do desconforto em andar de carro é quando o cão só entra no carro pra ir ao veterinário - o que normalmente é considerada uma experiência desagradável (não no caso do Boomer).

Muitas vezes o passeio não levava a lugar nenhum: como quando ele foi comigo entregar os convites do nosso casamento. Foi o primeiro passeio mais longo no carro (1h30min), e ele voltou direto pra casa, onde ganhou muitos mimos. Nesse dia cheguei à conclusão de que ele estava pronto pra viajar com a gente quando precisasse, pois até ali não tivemos problema nenhum.

Atualmente, Boomer AMA andar de carro. Não só por associar a destinos legais - como a aula de agility ou nossa casa na serra (3 horas de viagem e MUITAS curvas), como pelo passeio em si. ADORA colocar a fuça pra fora da janela e sentir o vento*! Tem seu próprio cinto de segurança pra passeios mais longos (uma coleira peitoral que é acoplada no cinto traseiro do carro e impede que o cão "voe" em caso de acidente, bem como contém cães que têm mania de pular no motorista ao longo do trajeto). Fica sentadinho no banco do carona nos passeios mais curtos.


Boomer e seu cinto de segurança:

Mãe, vem logo pra gente passear!!!!


Indo pro agility, parado no sinal - ele vai quietinho no banco do carona!


A Mafalda, Westie de uma amiga nossa e a primeira amiga do Boomer, detesta andar de carro e quase sempre passa mal. Um dia foi andar junto com o Boomer e até se divertiu... vai entender! De repente se ela fizesse um intensivão com ele, virava Maria Gasolina!
Até a Mafaldinha curtiu o passeio!


*esclarecimento: Boomer só anda com fuça ao vento no meu colo, eu segurando ele pelos ombros. Além disso, não é bom deixar o cão assim por muitos minutos seguidos pois de acordo com um amigo meu veterinário o vento direto nos olhos resseca a córnea, chegando a rompê-la. De acordo com ele, esse não é um caso incomum na clínica onde trabalha.

Obs1: outros cuidados a serem utilizados com cães que apresentarem medo são: levar um brinquedo pra dentro do carro, ou um petisco, e deixar o cão brincar lá dentro sem nem ligar o carro. Quando ele estiver mais confortável, ligar o carro mas não movê-lo, até que ele se acostume com o barulho do motor. E seguir aos pouquinhos aumentando os estímulos: dar uma volta num quarteirão bem calmo, sem freadas bruscas ou buzinas, e ir evoluindo a partir daí. Como todo tipo de dessensibilização, deve ser feita com muita paciência. Sempre que o cão se demonstrar muito desconfortável com uma nova etapa, deve-se voltar para a anterior para não colocar o processo a perder. Todas as etapas conquistadas devem ser seguidas de muitos mimos para o cão.

Obs2: para cães que vomitam, é possível fazer alguma medicação antes de viagens mais longas e inevitáveis. Já fizemos uso de plasil e dramin em viagens de 12horas (achamos melhor não arriscar), mas tanto o uso quanto a dosagem devem ser discutidos com o veterinário. Muitas vezes, um jejum de 8 horas (sem água nem comida) antes da viagem é o suficiente. O Boomer não precisa de 12 horas de jejum, mas nunca dou comida pra ele antes de viajar, por via das dúvidas.

2 comentários:

Joana disse...

mafaldinha, depois do intensivão em mauá, passou a gostar do carro.
não passa mal tem bastante tempo e vai ansiosa por chegar nos lugares!
entendeu que entrar no carro é necessário pra chgar nos lugares legais!

Lúcia disse...

Que bom! Agora só falta ela vir passear lá no mato de novo né?
Agora a casa tá cercada, então eles ficam mais tranqüilos no jardim. Boomer tava muito aventureiro.
Estamos preparando um post em homenagem à Mafaldinha!