6.7.09

Biscoitinhos de Fígado

Aí vai a receita prometida há quase 1 mês...
Foi retirada do The Healthy Dog Cookbook

Ingredientes:
-1 xíc de fígado de galinha cozido e amassadinho
-2 c sopa de óleo vegetal (eu uso de girassol e armazeno na geladeira pra não criar ranço)
-1/2 xíc de caldo de galinha (feito em casa sem sal, pimenta ou cebola, nada de cubinhos)
-2 c sopa de salsinha fresca picada
-2 xíc de farinha de trigo integral
-1 xíc de aveia em flocos
1.Pré aqueça o forno a 180C
2.Misture o óleo, o caldo de galinha e a salsa ao purê de fígado, e aí vá acrescentando a farinha e a aveia para formar uma massa firme
3.Abra a massa com rolo até 5mm de espessura, e corte no formato que desejar
4.Asse por 30min ou até ficar firme e torrado

Como sempre, o Boomer amou. Foi a primeira vez que eu usei cortador de biscoitos na vida, e eu não soube dar o ponto certo da massa (precisaria de um bocadinho mais de farinha, no caso). Os ossinhos ficaram meio toscos (selecionei os mais bonitos pra aparecer na foto, que eu não sou boba!). Mas valeu pela experiência.
Dica: tenho feito caldo de carne e de galinha e congelado em copos de requeijão (aqueles de plástico que vem com a tampinha). Faço só com a carne e mais uma cenourinha cozida e coo. Se for usar pra petisco canino, só descongelo e uso. Se for fazer comida de gente eu descongelo junto a um tantinho de cebola refogada, sal e pimenta que a gente pode né?

5 comentários:

Ozzy & ViviHiromi disse...

ai meu deuuus... o Ozzy vai amar esse biscoito!!! Mas antes de dar pra ele.. eu sempre experimento!! E eu tenho pavor de fígado de galinha... como meio q obrigada.. qndo pequena... mas e agora????
ai ai ai ai....
Vc provou??? é bom???

Lúcia disse...

Olha... eu até gosto de fígado. Amo bife de fígado acebolado, e patê de fígado. Mas não tive coragem de experimentar esse não... :P
Os outros dá a maior vontade por causa do cheiro, né? Eu provei o de banana, de frango e de abóbora. É tudo meio sem gracinha, mas o cheiro fica torturando a gente!

Huddolf disse...

mamis ama fígado também! eu não sei porque nunca comi, mas parece ser muito bom!!

Lúcia disse...

Hudd,

fígado é saudável pros cães, mas se comido em excesso pode provocar problemas renais. Como eu dou pro Boomer bem pouquinho, como petisco, não tem problema. Quis te avisar porque lembro que você já teve algum probleminha de saúde, não lembro se era renal. Nesse caso, melhor não arriscar e testar outro petisco, né?

Beijão

Lúcia disse...

Ah, Hudd...

você pode comer pedacinhos de peito de frango fervido sem nenhum tempero e desfiado, o Boomer adora! Ele come também vários vegetais, que você já sabe: cenoura, abóbora, até alface, tudo cru e bem lavadinho e picadinho dá uns bons petiscos. É crocante! Também dou cenourinha cozinha, que boto na panela junto com o franguinho ou carninha sem tempero pra pegar um gostinho...
Ele já teve uma fase de frutas, mas não tenho dado muita ultimamente que faz muita sujeira (a preferida dele é manga, já viu né?)