2.7.09

ECA, CARRAPATOS!

Historinha de terror quase, e não tem nada a ver com o Boomer. Fui a uma festa junina num sítio a 1 hora de casa no sábado dia 20/06. Saí de lá com uma infestação de carrapatos. Quando eu falo ninguém entende a dimensão do problema (e não, eu não vou postar fotos da nojeira que ficou). Mas acreditem que eram centenas, daquele micuim (um pontinho. Fui chorando do sítio até em casa, tamanho o desespero da coceira.

O Boomer felizmente não foi na festa e nem estava em casa, tinha ficado na casa da minha mãe. Fui pra casa da minha cunhada aqui no prédio mesmo, tomar banho de álcool com bucha. Era muito carrapato. O resultado foi uma crise alérgica brutal, com direito a ida ao pronto-socorro e 8 dias de licença médica em casa. Minhas pernas inchavam, esquentavam, ferviam. Tomava vários banhos por dia na tentativa de aliviar a coceira. As picadas começaram a virar feridas, bolhas. Começaram a aparecer bolhar onde não tinha nem picada. Ao fim dos 8 dias tomando anti-alérgico e cortizona sem resolver o problema, decidi ir ao meu dermatologista. Ele trocou todo o tratamento, com uma outra combinação de medicamentos (outro anti-alérgico, outro corticóide), mais algumas coisas para a pele propriamente dita: banho com permanganato de potássio (eu sei que é pra quem tem catapora, mas se vocês me vissem iam jurar que foi exatamente o que eu tive), uma pomada com antibiótico e cortizona, e uma loção salvadora pra usar sempre que sentir coceira (é cânfora com mentol, deixa a pele gelada e alivia mesmo). Finalmente comecei a sentir melhora, e estou conseguindo dormir e trabalhar. Aliás, o remédio é bom mas dá um sono absurdo, o que somando com a rotina de banhos e cremes várias vezes ao dia me deixa sem tempo nenhum de escrever no blog.

O pior é que não posso abafar a região, o que significa que eu não posso usar calça nem meia e tênis. Ou seja, de vestido e sapato abertíssimo o dia todo, com a perna toda arrebentada. Faz parte. Até eu conseguir vestir meus amados pezinhos, estou de castigo do sapateado e do agility. :(

Sim, isso tudo é uma grande desculpa pra eu não ter escrito nas últimas semanas. Mas é uma boa desculpa, né? Juro que não consegui. E olha que tenho fotos de biscoitinhos deliciosos de fígado (o Boomer achou delicisoso, esse eu não tive coragem de dar nem uma provinha), e fotos deliciosas do Boomer curtindo o friozinho de Mauá.

Obs: Na festa em que eu peguei os carrapatos, eu estava vestindo calça jeans, meia, tênis, manga comprida. Não adianta nada. O médico me explicou que nessa época do ano os micuins (que nada mais são que filhotinhos de carrapatos) ficam aglomerados em cachos na grama, como se fossem ninhos mesmo. Ele disse que eu devo ter chutado um desses ninhos, e como eles são bem pequenos entram por qualquer brechiinha de roupa. A maneira correta de se previnir (já que a gente não pode usar Frontline, hehehe) seria usar sempre um repelente (desses de mosquito mesmo), reaplicando de acordo com as instruções. É legal passar o repelente sobre os tecidos também (por cima da calça, meias, tênis) e passar alguma substância oleosa no corpo, que dificulta a fixação e mobilidade dos bichinhos. Evitar repelentes com fragrância, pois isso ATRAI as nojeirinhas.

Obs 2: num caso desses o Frontline dos cães não adiantaria nada, pois ele não repele carrapatos e sim mata num prazo de 48hrs. Ou seja: tadinho do bichinho, vai ficar todo picado do mesmo jeito. Mas o lado bom é que o problema maior no meu caso foi reação alérgica mesmo, outras pessoas foram detonadas e não ficaram desse jeito. Se seu cão for alérgico, é bom tomar muito cuidado!

Obs 3: Carrapatos transmitem doenças. Após ser picado, observe durante 30 dias o aparecimento de febre, dor no corpo, dor de cabeça (sintomas de dengue, gripe). Isso pode ser sinal de febre maculosa ou doença de lyme. São doenças que têm tratamento se diagnosticadas no início, e ficam muito sérias se deixar rolar. Procure o médico, relate os sintomas e informe sobre o contato com os carrapatos.

Obs 4: Quem tem cachorro em casa deve saber. Carrapatos e pulgas infestam o ambiente, tecidos, etc. Eu fui direto para o banheiro (piso frio, não de madeira), coloquei minhas roupas, tênis, mochila e todos os tecidos com os quais tive contato (incluindo tapetes do banheiro) de molho em lysoform (mata sim), depois do banho esfreguei o banheiro todo com lysoform. Como a paranóia é muita (e com razão) comprei um sabonete desses de matar piolhos e lêndeas e eu e meu marido usamos até acabar. Compramos o spray My Pet (que mata pragas no ambiente, vende em qualquer pet shop), e usamos uma lata inteirinha no carro (já que eu e minha infestação passamos 1 hora lá dentro) e alguma coisa nos sofás de casa e na cama. É seguro para esse tipo de uso, mas é bom se ausentar e retirar animais do ambiente por 10 minutos após a aplicação.

7 comentários:

Ozzy & ViviHiromi disse...

Credo.. q horror... q sofrimento.. q coisa!!!
Luciaaa.. espero q jah esteja 100%!! Carrapatos realmente sao uma praga...!!!! (seja pra gente ou pra cachorrada)

Anônimo disse...

menia eu estou com isso,carrapatos minísculos me picaram,parece q tô com uma alaergia,estou toda empolada...quais foram os remedios q vc tomou? ajude-me n aquento mais me coçar...
ajude-meeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Lúcia disse...

Vivi,
agora estou BEM melhor, obrigada!

Anônimo:
Para aliviar a coceira e ajudar na cicatrização, pode fazer banho com permanganato de potássio (é um comprimidinho roxo, dilua 1 pra cada 3 litros de água morna). O ideal é fazer numa banheira e ficar lá uns 20 minutos. Como não tenho banheira e pra mim o pior eram as pernas mesmo, enfiei os pés num balde e fui fazendo compressas com aquela mesma água em outras regiões das pernas. Faça isso 2 a 3x ao dia. É um tratamento pra catapora.

Pra aliviar a coceira também, pode usar quantas vezes ao dia o Prurix Loção. É uma mistura de cânfora com mentol, e faz um efeito geladinho na pele que alivia bem.

Os outros medicamentos que usei foram Celestamine (é uma mistura de Polaramine - dá sono! - com cortizona), e Diprogenta Creme (é um antibiótico com cortizona, não pode ficar passando toda hora). Porém, por conterem cortizona e possivelmente vários efeitos colaterais, sugiro que você procure um dermatologista, que vai avaliar o caso e prescrever a medicação correta pro seu organismo, até mesmo avaliando se você desenvolveu uma infecção de pele ou qualquer outro tipo de problema. São medicamentos fortes e também não podem ser suspensos bruscamente.

Unknown disse...

Estou com este problema agora e estou desesperada! quais foram os remédios e pomadas que vc usou? Por favor me ajude!! beijos

Lúcia disse...

Laila,

Dá uma lida no comentário logo acima do seu, onde eu especifico todo o tratamento!
Boa sorte e melhoras...

Lúcia disse...

Ah, é muito importante não cobrir o local. Se for nas pernas, tente usar saias, vestidos, e sandálias abertas. Mesmo que seja feio.

Huddolf disse...

nussa!!!!!!!!!!!!!
como a tia Lúcia sofreu hein!!
Mamis ficou horrorizada com a situação toda!!
Eu tenho alergia a carrapatos, imagina se pego uma turminha dessas o.0 agora sim q mamis não deixa eu ver grama nem em fotos hahuahuhaaha
au! ficamos felizes q tia Lúcia está melhor! \o/